Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2018


Homilia Padre Vilson Groh (20/5/2018)

Deixemos fluir o Espírito Santo dentro de nós

O Espírito Santo desce sobre nós e nos congrega na mesma fé e numa só família, na alegria e na fraternidade.
Vamos pedir a bênção da água que é o dom do Espírito Santo, que foi cunhado em nós pelo Batismo.
Neste domingo fechamos o rito Pascal. Iniciamos com a Ressurreição, e a experiência do amor.
Domingo passado com a Ascensão do Senhor ao céu.
E Ele nos disse: Vão, coragem, sou eu, estou aqui, usem as minhas pegadas para fazer as experiências concretas.
E se forem aos tribunais não preparem as suas defesas, porque o testemunho sou eu. Paulo sabe que quem o defende é o Espírito Santo.

Os Apóstolos nos dizem que o espírito de Deus pairava sobre as águas, e viu que tudo era bom, então soprou pelas narinas o Espírito Santo. O Espírito Santo é força da fecundidade que é o vento que perpassa.
O Papa disse: “Foi o vento, o sopro do Espírito Santo, que trouxe como centralidade nova vivência para o evangelho e recuperar e colocar Jesus como centralidade”.
Deus da misericórdia: Ele escancara e vai ao encontro da ovelha perdida, e abre as portas. Deus é misericordioso, não nos julga e se concretiza em Jesus, que se encarnou e chegou até nós. E viemos aqui para conseguir o alimento para a semana, e como caminhantes procuramos o tempo presente.

A história é superior ao espaço e temer o tempo presente para fazer e se entregar ao outro deixando fluir a força do Espírito Santo.

Humildes e necessitados: a carne de Cristo sobre a mesa do altar e a carne do outro necessitado, e na proximidade com o outro possamos ser o abraço.
E o Espírito Santo se revela nas fragilidades com a dor do outro, e quem age em nós é o Espírito Santo e nós só somos o instrumento, que é a vitória da Igreja Católica.

E nestas grandes vitórias, contar as histórias da linguagem do Espírito Santo e do amor dos gestos e não outras línguas estranhas.

Nós não precisamos saber de línguas dos outros porque utilizamos os braços, as pernas, o coração, as ações - e usamos este fogo que está dentro da gente que nos alimenta.
Quem confirma é o Espírito Santo do coração. Todos nós temos os dons, e precisamos multiplicá-los.
O Espírito Santo não é propriedade da Igreja Católica, o Espírito Santo está no mundo, e ele sopra se abrirmos espaços para nos iluminar.
“Eu vou, mas deixo ele com vocês, vão, não tenham medo... Hoje a luz foi apagada, mas permanece em nós, dentro de nós e em nossas atitudes e ações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário