Páginas

quarta-feira, 12 de junho de 2019


Homilia Padre Vilson Groh (9/6/2019)

O Espírito Santo é amor

Começamos rezando pele dia em que fomos Crismados, o dia em que recebemos o Espírito Santo. 
Invocamos: Senhor derramarei pela terra inteira os dons do Espírito Santo. Sabedoria, Temor a Deus, Entendimento, Ciência, Conselho, Piedade, Temor a Deus.

A Bandeira do Divino expressa bem a Tradição da nossa cidade que nasce mas mesas nos jantares dos pães. O que representa a Festa do Divino é o Espírito Santo. Muito lindo de ver os pais levando os filhos, as crianças para ver e brincar nas festas juninas. 

O presente que ele nos deixou é o Espírito Santo. A única linguagem é o amor. A muitas adversidades, mas o texto é o mesmo, o Amor! O presente que ele nos deixou o amor. É o Espírito Santo dentro de nós, que confira que ele é o Senhor.

O Papa diz que como cristãos devemos fazer um esforço para ver o mundo a partir dos olhos trinitários. Que é a presença do Espírito Santo o que ele nos deixou o que carregamos dentro de nós. Quando fazemos a Crisma somos sacramentados com o Dom de Deus que carregamos em nosso coração que é a linguagem mais profunda Instaurada sobre a terra.
O projeto Amor é viver pelo Espírito Santo que na nossa existência, e movida por esta presença.
Hoa é o feminino do Espírito Santo é o que fecunda... Coloca-se a vela sobre a água para lembrar o dia da ressurreição porque ele é a fonte que sacia nossa sede. 

A vigília de Pentecostes nasceu por causa da mãe que o abraçou e dali nasce a força da Igreja. Esta compreensão leve e gentil ao exercício diário para abrirem-se ao Espírito de onde somos assinalados lá no Batismo onde é colocado no nosso coração o Espírito Trinitário que nos leva a dialogar continuar com esse dom que carregamos. 
São Paulo diz: que carregamos este dom como um grande tesouro no vaso de argila que ele  vai moldando nossas vidas  a partir do que somos do que nosso modelo é, a ele que sempre voltamos.
Carrega os quatro Evangelhos: Beber da palavra, a busca de construir este caminho do amor do cuidado, do perdão que arrasta as pessoas para o bem.
Por escutar os gemidos do Espírito Santo com o coração, a tantos gritos e gemidos em nossas cidades, abram as portas, as janelas, e se abracem.

Por isso, precisamos fazer o exercício de olhar com os olhos dele, sentir como ele sente e agir como ele. 
O gemido requer movimento, requer de nós os dons do Espírito Santo...
Abrir espaço para o entendimento, Deus está na cidade, mas requer esta missão de cada um de cada uma, que a gente de a palavra certa no momento certo, entreguemos o coração a ele e na carência pedindo as luzes do Espírito Santo que  nos dê a graça e  força.
Vamos apagar a luz do sírio e que sejamos nós as luzes no mundo e na igreja, e o sírio volta com os Batizados e Crismas 

 (Por Vânia Dozza Pedrozo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário