Páginas

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020


Homilia de Padre Vilson Groh (26/1/2020)

A palavra de Deus deve entrar pelo ouvido, perpassar o coração e passar pelas mãos

A Liturgia de hoje nos convida a estar sempre perto do Senhor Jesus, ouvindo e meditando continuamente sua Palavra.
Por isso, participemos ativamente de nossa Eucaristia Dominical, na certeza de que também para nós a Palavra de Deus se faz presente e quer chegar aos nossos corações e às nossa vidas.

O Papa Francisco declarou o dia 26 de janeiro como o dia da Palavra de Deus, a palavra deve entrar pelo ouvido, perpassar pelo coração e passar pelas mãos.
Vamos agora pedir perdão pela vezes que não deixemos as palavras agir ou agimos contra nossa palavras.
Queremos acolher a tua misericórdia Senhor!
Hoje terceiro domingo do tempo comum
Mateus fala no texto: Luz que vem iluminar e apontar o caminho.
João está preso porque falou das injustiças.
Vai para a Galiléia porque Cafarnaum é o seu territorio que era tempo da escuridão, área de porto saqueada as suas belezas, comparadas a nossa Amazônia que é diariamente saqueada.

Jesus é a Luz que ilumina e aponta o caminho e nos dá a direção, nos envolve  e nos torna melhor.
Jesus dizia a seu povo, eu sou o enviado do Pai, ele vos ama e vocês não estão sozinhos, e faz uma proposta: vocês devem se converter: novos modos de pensar e agir. Abrir espaços para que Cristo habite em todos. Esse é o verdadeiro sentido que ele diz estar aqui.

O Papa declara hoje o dia da Palavra: a palavra tem conversão é uma associação entre a boca e as mãos. Isto tem que ser feito todos os dias, carregar as palavras de Deus, deixar ela penetrar como uma carta de amor que a gente lê e relê e não cansamos de ler e ela entra na nossa vida.

Devemos tratar a Palavra com compaixão, misericórdia, solidariedade, perdão…
Caminhar sempre em missão.
Dentro deste espaço de escuridão devemos deixar a luz dele entrar na nossa escuridão para ele iluminar, para dizer muda de comportamento e deixar-se moldar pelas palavras…
Ele não chama os doutores, os letrados.  Ele chama os pescadores e convida e diz segue-me e eles deixam tudo e seguram.
Nós somos atraídos por Ele. Evangelizar não é moralismo ou cabresto. É testemunhar e seguir o caminho, é contar nosso segredo e dizer quem é Ele pelo nosso modo de viver e fazer.
Não viemos aqui hoje por hábito, mas por necessidade, para ele fazer parte das nossas vidas nos alimentar, nós pertencemos a ele.
Na beleza em abrir janelas somos a expansão, atraídos por este amor e por este amor realizamos.
Não podemos acostumar com as coisas de Deus, devemos deixar que ele nos surpreenda.
Paulo diz: a unidade em Cristo. Agregar e congregar, sair de si esta é a Igreja de saída.
Somos chamados a fazer saída e ir atrás cuidando com o que podemos fazer de missão, chamados a ser a presença e luz porque somos instrumentos dele, porque ele é nosso Espirito Santo.
Todos os dias devemos dizer: vamos seguir a Luz, e ele se torna nosso alimento.
Vamos carregar na bolsa o livro dos quatro Evangelhos!

(Por Vânia Dozza Pedrozo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário