Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2018


Homilia Padre Vilson Groh (11/8/2018)

Temos que atravessar o deserto das nossas vidas

Neste Dia dos Pais viemos buscar Aquele que é o pão do céu, para transformar em pão da terra.

Exercer a paternidade é ter os olhos fixos em São José, pai de Jesus, que realizou uma paternidade extraordinária, com sua presença, testemunho, ternura e a força de guardar a mãe, para tornar Jesus o filho de Deus. 
O Papa diz que São José encaminha os pedidos ao Pai.



Hoje ao meio-dia na praça encontrei uma mulher, ex-moradora de rua, toda orgulhosa por ter gerado seu bebê, peguei a criança no colo para tirar uma foto e a criança segurou em meu dedo. Aí, ela me pediu gás e a ajudamos a comprar. Logo depois, fui atrás do senhor Manuel e me disseram que havia falecido de frio. Fiquei estagnado.

Na primeira leitura Elias se perde no deserto e diz: basta Senhor estou cansado, a vida é dura. E seu anjo a noite lhe disse: levanta-te e anda porque o caminho é largo. Ele ouviu, levantou e andou.
Devemos atravessar o nosso deserto, que é largo. Atravessar o grande deserto de nossas vidas pessoais e coletivas. Essa virtude é um dom que Deus nos deu.

A nossa vida é uma missão e atravessar este deserto, e encontrar os anjos, nem sempre é um sonho: é alguém que precisa da nossa ajuda. Sejamos solidários com as pessoas, neste grande caminho, que é uma aventura.
“Eu sou o pão descido do Céu, sou o único que pode matar a sua fome”. Não percamos o significado da história do caminho.
“Eu dou a minha carne, quem comer terá vida”.
Só tu tens palavras de vida eterna.

A Eucaristia é o alimento que viemos buscar, que sacia a profundidade da nossa fome. Para aprender sobre o mistério da palavra que também alimenta a nossa identidade, precisamos matar esta profunda fome.
O sentido de nossa vida é aprender a nos alimentar.
Do pão que faz o caminho de missão.

Por isso, o apóstolo Paulo diz: que a preguiça não deixe a tua vida cair no pueril. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário